Nos últimos anos, o processo de desertificação no Sahel tem avançado. Isso ocorre porque o aquecimento global atinge de forma desigual os países no mundo, afetando em particular os mais pobres e menos desenvolvidos.
Com o aumento da temperatura e mudança nos regimes de chuva, o deserto do Saara avança sobre pastos, savanas e florestas. Isso, em conjunto à exploração irresponsável de recursos naturais gera pressão sobre a subsistência de milhões de humanos que vivem do pastoralismo ou da agricultura.
Com o aumento da temperatura, degradação da terra e diminuição da área verde, a produtividade da produção de alimentos, seja por agricultura, caça, pesca ou coleta, despenca. Assim, diversas estruturas sociais e culturais erodem, levando ao conflito armado.
Há toda uma literatura que estuda o efeito do aquecimento global e da desertificação sobre as guerras civis na região. O fato é que quase todos os países do Sahel enfrentaram Golpes de Estado entre 2020 e 2025, em boa parte porque os governos locais não possuem state capacity o suficiente para conter as insurgências e conflitos étnicos e religiosos que surgem por causa das disputas por recursos naturais que estão cada vez mais escassos.
Se alguém quiser ler mais sobre este assunto, recomendo ler:
Eoin F. McGuirk e Nathan Nunn (2025)- Transhumant Pastoralism, Climate Change, and Conflict in Africa, publicado no Review of Economic Studies
Cullen S. Hendrix e Idean Salehyan (2012) Climate change, rainfall, and
social conflict in Africa, publicado no Journal of Peace Research.Eoin McGuirk e Marshall Burke (2020)- The Economic Origins of Conflict in Africa, publicado no Journal of Political Economy
Marshall Burke et al. (2024) - New evidence on the economics of climate and conflict, publicado no Handbook of the Economics of Conflict, volume 1.
Achyuta Adhvaryu et al. (2021)- Resources, conflict, and economic development in Africa, publicado no Journal of Development Economics
Se você gostou do post e acredita que este jovem pesquisador merece uma cerveja ou um café, sinta-se livre para pagar o quanto quiser por este link do Pix (ou nessa chave pix). Eu não acredito em posts pagos ou, pelo menos, não acredito em cobrar por posts deste tipo.